Talento Mostra Moda – Campinas Mostra Moda

Hello, Vistamaníacos!

Para darmos continuidade aos conteúdos do Campinas Mostra Moda, que será realizado entre os dias 27 e 30 de Setembro deste ano, iremos falar hoje sobre o concurso Talento Mostra Moda, além de uma entrevista exclusiva com o vencedor do concurso do ano passado, Rodrigo Yaegashi.

O Talento Mostra Moda é um concurso que oferece para os estudantes, tanto de curso técnico como graduação de Design em Moda, uma oportunidade de revelar novos talentos no mercado fashion. Os estudantes são convidados a apresentarem no papel um croqui inspirado no tema proposto pelo concurso, que depois são selecionados pela comissão do Campinas Mostra Moda. Após a escolha dos croquis, os alunos confeccionam os looks para serem desfilados no dia do evento. Nesse dia há um julgamento técnico, que analisa o engajamento do tema proposto com o look, cores, tecidos, etc. O vencedor do concurso recebe vários prêmios incríveis. No ano passado, por exemplo, o vencedor ganhou uma viagem para Londres para cursar a habilitação em moda durante cinco dias na Central Saint Martins (escola de moda em Londres), o registro de seu desenho protegido pela Vilage Marcas e Patentes, além do direito de desfilar sua coleção no este ano no Campinas Mostra Moda e uma máquina de costura oferecida pela Singer. Os cinco primeiros colocados também foram premiados com uma máquina de costura da Singer.

 A primeira edição do Talento Mostra Moda, em 2011, foi um grande sucesso. Várias faculdades de Campinas, da região e da capital paulista inscreveram seus alunos. Foram selecionados croquis das instituições Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (ESAMC), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e Faculdade Santa Marcelina.  O tema proposto para os condiatos ano passado foi “O Brasil está na moda”. A partir do critério de classificação, foram selecionados 18 trabalhos com maior pontuação para serem apresentados no desfile no evento Campinas Mostra Moda.

Confira abaixo a lista dos selecionados de 2011:

Faculdade ESAMC:

Barbara Onoda

Lais Tamiele

Bruna Alcântara Ribeiro

Luciene Machado

Amanda Gales Guimarães

Danielle Facanali

Lucelene Artioli

Natalia Consoli do Prado Lima

Yasmin Levatti Funabashi

Faculdade Ceunsp :

Marilia Figueiras Coelho

Daniel Godinho da Silva Ramos

Marcela Augusta Ferreira

Felipe Kleye Oliveira

Faculdade Santa Marcelina:

Rodrigo Yaegashi

Evelin de fatima de Oliveira

Camila Naimi de Oliveira

Emilio Bonadio

Faculdade Unisal:

Guilherme Afonso

Após o desfile foram selecionados os seis primeiros colocados. Em sexto lugar ficou a estudante de moda da Faculdade ESAMC de Campinas, Laís Tamiele, com sua criação “Transformatio quando ela dança” (inspirada na borboleta azul). Sua peça foi um vestido rico em detalhes e dando maior atenção ao movimento conforme a modelo desfilava… Muito lindo! Barbara Onoda, outra aluna do curso de moda da faculdade ESAMC Campinas, ficou em quinto lugar com sua criação “Do Barão ao Café”. A estudante utilizou o próprio café para tingir alguns pontos do vestido. Em quarto lugar ficou a criação inspirada no Rio de janeiro. Em terceiro lugar ficou o aluno Emílio Bonadio, da faculdade Santa Marcelina, que apresentou sua criação “Brasil Selvagem”. Natalia Consoli, aluna de moda da faculdade ESAMC Campinas, recebeu o segundo lugar com sua criação “Impacto”, chamando a atenção para a moda masculina. E em primeiro lugar, o aluno Rodrigo Yaegashi estudante de moda da faculdade Santa Marcelina, que ganhou o Talento Mostra Moda com a criação “As Curvas de Niemeyer”.

Imagem

Em sexto lugar Laís Tamiele, aluna da faculdade ESAMC Campinas com sua criação “Transformatio quando ela dança” / Créditos: Ateliê de Novidades

Imagem

Em quinto lugar Barbara Onoda, aluna da faculdade ESAMC Campinas com sua criação “Do Barão ao Café” / Créditos: Ateliê de Novidades

Imagem

Em quarto lugar ficou a criação inspirada no Rio de janeiro / Créditos: Ateliê de Novidades Blog

Imagem

Em terceiro lugar Emílio Bonadio, aluno da faculdade Santa Marcelina, apresentou sua criação “Brasil Selvagem” / Créditos: Ateliê de Novidades

Imagem

Em segundo lugar Natalia Consoli, aluna de moda da faculdade ESAMC Campinas com sua criação “Impacto“/ Créditos: Ateliê de Novidades Blog

Imagem

E em primeiro lugar Rodrigo Yaegashi, aluno de moda da faculdade Santa Marcelina, que ganhou o Talento Mostra Moda com a criação “As Curvas de Niemeyer”/ Créditos: Ateliê de Novidades Blog

A segunda edição do concurso em 2012, tem como proposta de tema “Do Carbono ao Diamante”. Os candidatos este ano, para ir para a segunda etapa do concurso (elaboração do look), deverão criar dez croquis entre looks fashions e conceituais, podendo escolher apenas um para desfilar e ser julgado pelos profissionais do mundo fashion no dia do desfile, que ocorrerá no dia 30 de setembro às 18:00.

Confira abaixo a lista dos finalistas do Concurso Talento Mostra Moda que ocorrerá dia 30 de Setembro de 2012, no Espaço Edding:

Faculdade ESAMC – Campinas

Natalia Consoli

Lucelene Artioli

Nathalia Fassina

Fernanda Dallan

Amanda Guimarães

Faculdade Unip – Campinas

Mariana Diamantino

Caroline Olivo

Faculdade Usp – São Paulo

Ligia Aydar

Caroline Inoue

Faculdade Santa Marcelina (Fasm) – São Paulo

Evelin Oliveira

 

Estudante de moda da faculdade Santa Marcelina, Rodrigo Yaegashi com apenas 23 anos concorreu com outros 17 estudantes de quatro escolas de moda da capital paulista e do interior de São Paulo. Rodrigo apresentou sua criação com a proposta “As Curvas de Niemeyer”. Impressionando os jurados em cada detalhe de sua criação, ele ganhou um curso de cinco dias na Central Saint Martin, escola de moda em Londres, o registro de seu desenho protegido pela Vilage Marcas e Patentes e o direito de desfilar sua coleção na edição do Campinas Mostra Moda 2012.

Graças ao seu esforço, talento e a oportunidade que o Campinas Mostra Moda lhe ofereceu, Rodrigo Yaegashi conseguiu realizar seu sonho de abrir sua própria marca, o Ateliê Rodrigo Yaegashi.

Confiram agora a entrevista feita pela Vista com o vencedor do Concurso Talento Mostra Moda, Rodrigo Yaegashi, vencedor do Talento Mostra Moda 2011.

Imagem

Rodrigo Yaegashi, 23 ano, estudante de moda da faculdade Santa Marcelina / Créditos: Rodrigo Yaegashi Facebook

Vista: Em que ano você começou a cursar moda na Faculdade Santa Marcelina? Já se formou?

Rodrigo Y. : Comecei a cursar em 2008e me formei em Dezembro de 2011.

Vista: Rodrigo, o que é moda para você?

Rodrigo Y. : Moda para mim é meu estilo de vida. Acordo e durmo pensando em moda. Não vivo para segui-la, mas procuro criá-la. Há quatro anos, quando comecei a cursar moda, via essa profissão com muito encanto, quase como um sonho. Mas hoje vivo dela, trabalho com ela e meu olhar não mudou do sonho, mas acredito que acordei em um espaço novo, onde todos os dias me deparo com a moda de uma nova vertente.

Vista: Como ficou sabendo do Concurso Talento Mostra Moda 2012?

Rodrigo Y. : Bom, durante a Faculdade. Me inscrevi em diversos concursos, digamos que se a moda fosse como o direito, seria um “concurseiro” e por isso no meu último ano, logo que abriram as inscrições a minha querida Coordenadora, Raquel Valente, me convidou a para participar do processão de seleção do Talento Mostra Moda, e foi o que fiz.

Vista: O que achou de participar? Quais suas expectativas para esse ano, ainda mais que irá desfilar sua coleção esse ano?

Rodrigo Y. : Bom como todo concurso, nós nunca entramos para perder, mas sempre bate uma insegurança, ainda mais quando cheguei ao evento e pude ver os trabalhos dos meus colegas. Mostrar seu trabalho para jurados experientes e já inseridos no mercado foi o melhor de todo o concurso, além de poder ouvir as críticas e comentários positivos em cima de um trabalho seu é para se levar para a vida toda!

E como expectativa para este ano espero aproveitar o máximo essa oportunidade. Afinal, foi graças ao concurso que hoje tenho minha marca e pude realizar meu sonho de ser estilista de minha própria linha. Hoje na minha terceira coleção, posso garantir que quem for assistir se surpreenderá com a proposta. 

Vista: O que essa experiência agregou para você?

Rodrigo Y. : Bom, sendo retórico, o concurso me agregou a realização de um sonho… Abrir minha marca, mas ainda espero mais. Quero expandir, e quem sabe não surge um lojista ai em Campinas! Estamos aqui para isso! (risos)

Vista: O que você achou dos looks dos outros finalistas do concurso talento Mostra Moda 2011?

Rodrigo Y. : Achei muito interessante ver a abordagem do Brasil, afinal com tantas riquezas naturais já muito explorados pelas artes em geral, os looks caminharam por enredos novos, seguindo caminhos minuciosos e ficou claro que em todos os candidatos houve um domínio histórico do Brasil escolhido e principalmente técnico da construção dos looks.

Vista: Qual mensagem você tem para os alunos que irão participar esse ano do Talento Mostra Moda 2012?

Rodrigo Y. : Primeiramente, boa sorte! Afina, sei o que eles devem estar passando nesses últimos dias que antecedem ao desfile. Mas acho que o principal é esse esforço, essa vontade, esse desejo de participar e vencer. Se tornar a base de crescimento profissional de cada um deles e é apenas o início, estudantes ou já concluintes do curso de moda, inseridos ou não no mercado, essa oportunidade deve ser vista como alicerce de crescimento e o principal, nem todos conseguem estar onde vocês estão agora. Então sintam-se na frente de muitos, porque vocês realmente estão!

Vista: Me fale um pouco da sua marca.

Rodrigo Y. :. A marca encontra-se no ramo de Moda Festa, mas sem perder o dia-a-dia, apresentando uma coleção com mix de ideias para o dia e para a noite, para baladas e festas mais formais.

Vista: Para encerrarmos, conte um pouco da sua coleção atual e uma prévia do que as pessoas podem esperar para o desfile deste ano no Campinas Mostra Moda 2012.

Rodrigo Y. : O Verão 2013 do Ateliê Rodrigo Yaegashi, começa pensando em feminilidade. Com cores adocicadas e pálidas em contraste com o preto e o cinza, busquei apresentar novas versões do conhecido, porém revistas com a palavra feminilidade. Essa palavra permeou por toda a pesquisa imagética que fiz e nada mais feminino que as bonecas. Bonecas escolhidas dos séculos XVIII e XIX. Em resgate a estética dessas bonecas, fui a fundo na atualidade e no comportamento feminino atual e me deparei com a necessidade de resgatar a feminilidade. Podem esperar leveza nos materiais misturados a bordados minuciosos feitos a mão.

Imagem

Inverno 2012 do Ateliê Rodrigo Yaegashi / Créditos: Rodrigo Yaegashi Facebook

Imagem

Inverno 2012 do Ateliê Rodrigo Yaegashi / Créditos: Rodrigo Yaegashi Facebook

Beijos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s