Retrospective Fashion Show: do passado pra próxima estação

Recebi um convite, diretamente dos criadores, para assistir a um fashion show chamado Retrospective: the history behind next season (Retrospectiva: a história por trás da próxima estação, em tradução livre). A ideia por trás do desfile, embora simples, é genial: demonstrar tendências atuais, que estão nas vitrines no momento, usando peças vintage. Eu adoro uma inspiração retrô, então não pensei duas vezes em prestigiar o evento, principalmente porque haveria uma festa após o desfile – e festa é comigo mesmo, principalmente se é fashion!!!

 O desfile começou com um telão mostrando vários ícones do cinema e da moda, como Sophia Loren, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, todas, claro, com modelitos fabulosos! Então as modelos adentraram a passarela, usando peças de várias eras, mas que se enquadravam numa tendência – haviam peças dos anos 20, 50 e 90, todas juntas, compondo um look monocromático, por exemplo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As tendências exploradas foram o gótico/punk (suuuper presente no outono/inverno 12-13 europeu), monocromáticos, selvagem, lingerie e um finale com várias roupas vintage, em vários estilos de designers famosos.  

 

Como eu disse, não precisa procurar muito pra achar uma inspiração gótica ou punk nas lojas aqui. Preto, renda, cruzes e spikes estão em todo lugar e no desfile não foi diferente. Dois modelitos me chamaram bastante atenção: um vestido de lurex prata de Gil Y com um colar “coleira” de penas e uma camisa de seda verde de Oscar de la Renta, dos anos 90.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

Eu adoooro monocromáticos e pra mim branco e preto, juntos, nunca saem de moda. Então, foi bem difícil escolher favoritos. Mas acabei selecionando um macacão preto de acetato e rayon da Biba usado com uma jaqueta de lantejoulas dos anos 70 e também um vestido de algodão branco usado com uma (babem!) luva de couro de cobra.

 

Selvagem. Oi? Alguém falou estampa de oncinha? Sim, acho que vocês adivinharam: amo! Pra mim, uma peça de oncinha é sempre muito bem vinda, independente da estação. Pois é, confessei. Meus favoritos foram um vestido com estampa de cobra dos anos 80, de Adele Simpson e um casaco de pele de guaxinim (coitado do bichinho) espetacular, chiquérrimo, lá dos anos 60.

 

Eu não sou uma super fã de lingerie de seda como roupa normal, prefiro as mais estruturadas, como corpetes, então não fiquei muito impressionada com essa parte. Mas o “grand finale” foi bem prolífico.  O macacão de viscose e renda da Givenchy dos anos 80 é maravilhoso; o vestido-casaco dos anos 80, feito de seda e imitação de pele, super feminino e delicado e o vestido de lamé dourado (sim, brilhante, resplandecente e nada discreto) de Loriz Azzaro dos anos 50 foi, provavelmente, a minha peça preferida do desfile todo.

 

Gostei muito do conceito, que não somente re-confirma a natureza reciclável da moda e tendências, mas também das roupas em si – a maioria bem  despojadas e ainda usáveis.  E estilo está sempre in!

 

Já na festa, rolou muita música flashback, claro, afinal  é uma retrospectiva! Teve até danças variadas de eras diferentes!!! Os coquetéis (claro que eu tenho que falar dos coquetéis, né?!) também eram temáticos. Eu tomei um Gatsby (anos 20). Não muito divertido foi ficar na fila pra comprar a bebida…

 

Imagem

Imagem

Imagem

 

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ImagemImagem

Imagem

Enfim… no balanço geral, eu me diverti bastante. Créditos à estilista Violet Naylo-Leyland, que teve que escolher entre várias roupas de diversos tempos passados e apresentá-las de uma forma relevante a atual  – eu saí de lá cheia de ideias! E pra mim, inspiração está sempre na moda. 

 

Beijos

Postado por Dani Dutra.

Deixe um comentário

