Retrospectiva 2012- Crítica a moda atual

Com certeza vocês já estão acompanhando nos blogues (http://vivaglam.com.br/annamendes/) e nos principais portais de moda (www.ffw.com.br) as coberturas exclusivas e incríveis do SPFW, né? Todas as cores, criatividade e propostas dos estilistas para o verão 2013.

Mas alguém já parou para pensar que o Rio +20 está ocorrendo junto com o SPFW e que isso com certeza não tem nada de coincidência? Sabemos que um dos principais pontos a serem discutidos nesse novo encontro pós Eco 92 é o desenvolvimento sustentável através das políticas de governança e economia verde. Tá, ok ! Mas o que isso tem a ver com a moda? Tudo, minha gente, tudo! Nós, seres do mundo fashion e que amamos coisas diferentes e que são denominadas pelos outros de “estranhas”, devemos abrir nossa mente e mostrar para todos que moda não está apenas no consumo, mas, também, na responsabilidade social. Moda tem tudo a ver com isso. A moda pode proporcionar para a sociedade novas ideias, atitudes e conceitos de produção consciente, proporcionar empregos com a produção e confecção de peças politicamente corretas. Ela pode e deve ser adepta da inclusão social também. Tudo isso é responsabilidade social e tudo isso engloba a moda.

Isso que a Vista está fazendo é uma crítica sim a sociedade que pensa de forma quadrada e estanque em relação à moda e principalmente a vocês que amam moda, mas que não conseguem abrir suas mentes para um pensamento socialmente responsável. Já não é de hoje que as pessoas que trabalham nessa área são tachadas de “fúteis” ou “consumistas”. Mas isso com certeza não é culpa dessas pessoas, é culpa de nós mesmos que deixamos com que as atitudes e padrões capitalistas controlem nossas inspirações, aspirações, criatividade e, sobretudo, nossa comunicação com o público. Quer área mais liberal e criativa para se trabalhar do que a moda? Nós podemos e temos que fazer a diferença! E essas mudanças já estão ocorrendo com os temas de responsabilidade social em desfiles, feiras, eventos, debates, cursos e, até mesmo, o SPFW que ocorrerá até 16 de junho.

Temos em mãos no momento uma jóia preciosa para o mundo da moda que será capaz de revolucionar e quebrar paradigmas. O que nós entendíamos como moda socialmente responsável como as roupas de feiras hippies e roupas que não poderiam provocar um look tendencial têm uma transformação nesse quadro atualmente: a união da conscientização ambiental, look tendencial, capacitação profissional de grupos de artesãos, aprimoramento da matéria-prima e refinamento das peças.

Isso é chamado de ECONOMIA CRIATIVA. Já foi possível observar tal inovação no desfile de ontem de Ronaldo Fraga no SPFW que apostou na sua coleção de verão 2013 na confecção de acessórios feitos com sementes de árvores nativas da Amazônia e com restos de madeira de lei em parceria com a Cooperativa de Bijóias de Tucumã, Pará.

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Desfile Ronaldo Fraga/Créditos: site FFW

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Ronaldo Fraga/Créditos: site FFW

Outro tipo de exemplo de economia criativa é a inovação do grupo Coletivo Brasil, que é formado pelas marcas Prazeres Accioly, Lirio Lê, Será o Benedito, Maria Ribeiro, Anna Marcolina, Tiê Moda Ecológica, Sorgiacomo, Irmãs Green, 2Primas, Coletivo Verde, Tiana Santos, Brilac, Heliconia, Maria Lixo, Mãos da Terra, Coisas de Maria, Jóias do Pantanal, Instituto Ecotece, Patrícia Moura Biojóias, Grupo Bio Artes, Le Recyclé, Mulheres de Fibra de Trindade e JS Design Sustentavel. Esse grupo foi formado e idealizado em novembro de 2011 pela Patrícia Moura, designer de jóias da marca que leva o seu nome após participar do Festival de Inverno de Bonito e do Paraty Eco Fashion. E vocês acreditam que ela deu partida em tudo isso através da seleção de expositores do Mercado Mundo Mix (SP) para levar para o Festival de Inverno em Bonito? QUE DEMAIS!!!

Mas o Coletivo Brasil não seria a mesma coisa se não tivesse a fofíssima e carismática Danielle Ferraz, jornalista e consultora de moda. Foi a partir da ideia da Paty de expandir e mostrar as ideias dos criadores de moda embasados em sustentabilidade com o “quê” da Dani para refinar o produto para ser vendável e tendencial que hoje o Coletivo Brasil é um SUCESSO!

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Editorial Coletivo Brasil/Créditos: site Coletivo Brasil

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Editorial Coletivo Brasil/Créditos: site Coletivo Brasil

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Editorial Coletivo Brasil/Créditos: site Coletivo Brasil

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Editorial Coletivo Brasil/Créditos: site Coletivo Brasil

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Editorial Coletivo Brasil/Créditos: site Coletivo Brasil

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Andrezza Gonçalves e Danielle Ferraz na loja Moda do Futuro com a exposição do Coletivo Brasil

Viram?! Nós temos muita coisa para mostrar. O Brasil é maravilhoso e nós seres fashionmaníacos podemos fazer a diferença em diversos setores. Entretanto, ainda falta muita divulgação dessas marcas e comunidades, falta iniciativa de gestores públicos, lideranças políticas e empresários para criarem medidas de incentivo a economia criativa. Mas você também pode fazer a diferença. Envie para o nosso email contato@vistaemmoda.com.br sugestões, críticas, ideias ou indicações sobre o tema economia criativa. Nós faremos de tudo para realizar todos os pedidos e desenvolver um projeto de responsabilidade social para a região metropolitana de Campinas. É a partir de pequenas atitudes como essas que conseguiremos fazer a diferença! Trabalhem conosco na mesma causa! Arregacem as mangas! Vamos mostrar que moda é cultura, arte, economia, criatividade, sustentabilidade e, para todos!

Beijos

Para mais informações acessem:

http://www.sementequevoa.com.br/2012/03/entrevista-patricia-moura-do-coletivo.html

http://www.rio20.info/2012/objetivos-e-temas

http://ffw.com.br/noticias/verde/o-que-e-economia-criativa-e-como-ela-pode-transformar-o-mundo/

http://ffw.com.br/desfiles/sao-paulo/verao-2013-rtw/ronaldo-fraga/751775/colecao-completa

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