UMA NOVA SARAMANDAIA

É incrível a capacidade que temos de recriar e reinventar. Um exemplo disso é a novela Saramandaia, que está na telinha novamente depois de 37 anos fora do ar. Engana-se pensar que a novela com personagens fantásticos que já impressionaram o público e de tanto sucesso não precisaria de uma repaginada.

A nova versão da novela traz personagens clássicos que foram mantidos, mas, também, alguns personagens que são novidades. A atriz Lília Cabral, por exemplo, vive Vitória Vilar na trama, entra na história para mexer com o coração de Zico Rosado, José Mayer, já o ator Tarcísio Meira, vive o personagem Tibério Vilar, um patriarca da família Vilar, que mantém em segredo a história de amor com Candinha, já que as duas famílias sempre foram rivais.

O que mais me chamou atenção foram os figurinos que merecem destaque, pois estão sensacionais. Um dos personagens mais queridos da versão original, Dona Redonda, é interpretado na nova versão por Vera Holtz. O site Glamurama entrevistou a atriz e pergunto se ela havia engordado para viver a personagem e ela respondeu que não. Mas, então, qual seria a solução? Próteses!

Imagem

Vera Holtz na festa da novela Saramandaia/ Créditos: Glamurama

Sobre a caracterização, Vera Holtz diz: “Demoro quatro horas para ficar pronta e uma para me desmontar. Estou até mais zen de tanto esperar. Meus mesmo só aparecem nariz, olhos e boca. Mas fiz um tour de fastfood para estudar o comportamento dos obesos. Na Índia, adoram os gordinhos. Aqui tem essa ditadura da magreza. Eu não estou nem lá, nem cá. Estou ‘tchan’. O que ainda temos que ver, durante as gravações, são as conseqüências de carregar esse sobrepeso por horas, no calor, em contato com o corpo.” (acesso dia 24/06, disponível em glamurama.uol.com.br)

Imagem

Caracterização de Vera Holtz/ Créditos: Glamurama

Para mostrar essa mudança no look dos personagens, separei imagens do elenco da primeira e da nova versão. Confiram:

João Gibão, o famoso personagem de Juca de Oliveira, que criou asas e saiu voando ao som de “Pavão Misterioso”, está de volta. As asas continuam lá, mas o rosto é novo. Sergio Guizé faz sua estréia na telinha como protagonista da próxima novela das 23h.

Imagem

O personagem João Gibão vivido por Juca de Oliveira em 1976 e Sergio Guizé em 2013/ Créditos: Clic RBS

Mesmo quem não era nascido na época da primeira versão de Saramandaia, já deve ter visto ou ouvido falar na clássica cena da explosão de Dona Redonda. Na época, Wilza Carla comeu até ir pelos ares, mas, agora, é Vera Holtz, irreconhecível com a maquiagem e enchimentos, quem vai abalar as estruturas da novela. Literalmente!

Imagem

A personagem Dona Redonda vivida por Wilza Carla em 1976 e Vera Holtz em 2013/ Créditos: Clic RBS

Em 1976, era Ary Fontoura quem virava lobisomem nas noites de lua cheia. Agora, na nova versão, Gabriel Braga Nunes assume o papel do Professor Aristóbulo, o misterioso personagem que assusta e intriga os moradores de Bole-Bole.

Imagem

O persongem Professor Aristóbulo vivido por Ary Fontoura em 1976 e Gabriel Braga Nunes em 2013/ Créditos: Clic RBS

Maria Aparadeira (Eloísa Mafalda em 1976/ Ana Beatriz Nogueira em 2013) é a parteira oficial de Bole-Bole. Ambiciosa e fofoqueira é contra o namoro da filha Marcina com João Gibão.

Imagem

A personagem Maria Aparadeira vivida por Eloísa Mafalda em 1976 e Ana Beatriz Nogueira em 2013 Créditos: Clic RBS

Cazuza (Rafael de Carvalho em 1976/ Marcos Palmeira em 2013) é dono da única farmácia de Bole-Bole. Casado com a parteira e pai de Marcina, ele só perde a paciência quando o assunto é política. Nessas horas, o nervosismo faz com que coloque o coração pela boca. E isso não é força de expressão.

Imagem

O personagem Cazuza vivido por Rafael de Carvalho em 1976 e Marcos Palmeira em 2013/ Créditos: Clic RBS

Fernando Belo é mais uma das caras novas do elenco de Saramandaia. Ele interpreta o idealista Lua Viana, recém-eleito prefeito de Bole-Bole. Há mais de 30 anos, o personagem foi vivido pelo também estreante (e aspirante a galã) Antonio Fagundes.

Imagem

O personagem Fernando Belo vivido por Antonio Fagundes em 1976 e Lua Vianaem 2013/ Créditos: Clic RBS

Noiva de Lua, Zélia Vilar é uma das líderes do movimento que luta pela mudança de nome da cidade. Veterinária, herdou do avô o ódio pela família Rosado, principalmente por Zico, a quem fará oposição política. Yoná Magalhães viveu a personagem na primeira versão, agora é a vez de Leandra Leal.

Imagem

A personagem Zélia Vilar vivida por Yoná Magalhães em 1976 e Leandra Leal em 2013/ Créditos: Clic RBS

Marcina (Sônia Braga em 1976/ Chandelly Braz em 2013) é capaz de ficar em chamas de verdade quando o desejo a consome. Namorada de João Gibão, cada vez que o romance esquenta é capaz de sair pelas ruas de Bole-Bole pegando fogo.

Imagem

A personagem Marcina vivida por Sônia Braga em 1976 e Chandelly Braz em 2013 Créditos: Clic RBS

Vivida por Dina Sfat na primeira versão, Risoleta será interpretada por Débora Bloch. Dona da pensão mais animada da cidade, ela guarda grandes segredos do passado e sente uma forte atração pelo lado selvagem de Aristóbulo.

Imagem

A personagem Risoleta vivida por Dina Sfat em 1976 e Débora Bloch em 2013/ Créditos: Clic RBS

Zico Rosado (Castro Gonzaga em 1976/ José Mayer em 2013) é um líder político tradicional em Bole-Bole, mas vê seu poder desmoronar com o movimento revolucionário comandado pelos mais jovens. Quando fica nervoso, formigas começam a sair de seu nariz.

Imagem

O personagem Zico Rosado vivido por Castro Gonzaga em 1976 e José Mayer em 2013/ Créditos: Clic RBS

Candinha (Maria Veloso em 1976/ Fernanda Montenegro em 2013) é a atrapalhada matriarca da família Rosado. É motivo de piada na cidade por viver às voltas com suas galinhas invisíveis.

Imagem

A personagem Candinha vivida por Maria Veloso em 1976 e Fernanda Montenegro em 2013/ Créditos: Clic RBS

Tibério Vilar (Tarcísio Meira) foi criado especialmente para a nova versão da novela. Na trama adaptada por Ricardo Linhares, ele é patriarca da família Vilar e mantém em segredo a história de amor com Candinha, já que as duas famílias sempre foram rivais. Tibério está há tantos anos sem sair de casa que chegou a criar raízes.

Imagem

O personagem Tibério Vilar vivido por Tarcísio Meira/ Créditos: Clic RBS

Criada também para a versão 2013, a personagem de Lilian Cabral entra na história para mexer com o coração de Zico Rosado. Vitória Vilar foi o grande amor do passado dele, tanto que até hoje os dois não conseguem esconder a paixão. Ao ver o amado, Vitória começa a derreter de tanto amor.

Imagem

A personagem Vitória Vilar vivida por Lília Cabral/ Créditos: Clic RBS

Postado por Gabriela Castro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s