Frida Kahlo e sua influência no cenário fashion

Se Frida Kahlo ainda estivesse viva, teria completado 106 anos ontem, 6 de julho. A pintora surrealista mexicana nascida em 1907, não fez história somente no campo das artes plásticas, como também influenciou inúmeros estilistas e mulheres a seguirem o seu irreverente estilo de se vestir. Com o seu guarda-roupa um tanto imaginativo, Frida passou a se diferenciar bruscamente das mulheres da época, que sofriam influência do estilo europeu tomado pelos tailleurs e vestidos ajustados oriundos da década de 30. Logo, ela preferiu adotar tecidos exóticos da China e rendas europeias e combiná-los com estampas coloridas de seu país nativo, transformando-se assim num ícone da moda.

Segundo os curadores do Museu Frida Kahlo, na Cidade do México, que organizam uma exposição com o armário da artista, as roupas de Frida eram usadas para disfarçar suas dores físicas e emocionais. Quando criança, Frida teve poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, e aos 18 anos sofreu um acidente de ônibus. Ao longo de sua vida adulta, a artista sofreu com abortos espontâneos e com a constante infidelidade de seu marido, o também pintor Diego Rivera. Suas saias, famosas pelo volume, escondiam suas pernas, uma mais fina que a outra, enquanto suas blusas soltinhas encobriam o espartilho usado para aliviar suas dores nas costas. As roupas de Frida eram feitas exclusivamente para ela, que levava os tecidos para costureiras indianas produzirem sob medida.

Após sua morte que se deu em 1954 por conta de uma embolia pulmonar, seus trajes foram trancados por ordem de seu marido e ali permaneceram por 15 anos. Portanto, a fama da pintora só tomou forma em 1980 com a publicação de sua biografia escrita por Hayden Herrera, que ganhou destaque pelo mundo afora, chamando atenção de diferentes áreas de estudo. A partir daí, estilistas e fotógrafos começaram a se inspirar em Frida para lançar seus trabalhos, como foi o caso de Jean Paul Gaultier na Fashion Week de Paris, em 1998. Recentemente, a pintora também foi lembrada pela grife Cavalera na coleção Verão 2012, em junho de 2011 no São Paulo Fashion Week

Imagem

A pintora mexicana Frida Kahlo, mais conhecida pelos seus
trabalhos artísticos, especialmente seus autorretratos

Imagem

Desfiles de Moschino, Christian Lacroix e Jean Paul Gaultier, respectivamente, inspirados na artista

Imagem

Coleção Verão 2012 da Cavalera, inspirada em Frida e seus elementos,
no desfile de junho de 2011 do SP Fashion Week

Referências:
Portal Terra
Imagens: 
Google Images

Postado por Renata Cunha – do blog Além do Guarda-Roupas.

Para mais informações acesse http://alemdoguardaroupas.blogspot.com.br/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s