Televisão: Como as séries de TV influenciam a sociedade

Desde sua chegada à sociedade atual, a televisão é o meio de maior propagação da informação já produzido pelo homem. São décadas de críticas e elogios, mas uma coisa é certa: todos são, pelo menos um pouco, condicionados pelo o que assistem.

Nos Estados Unidos, esse condicionamento começou por conta do “american way of life”, ou seja, o estilo de vida americano.

Piratados%207%20mares

A televisão na época do “american way of life” era e ainda é um dos maiores passatempos dos americanos. Fonte: Piratados 7 mares

Os programas de televisão na época da guerra fria mostravam as imensas qualidades do capitalismo e suas diferenças com o socialismo.

Naquela época, a cultura popular americana adotava a ideia de que qualquer pessoa, avulso das situações de sua vida no passado, poderia aumentar expressivamente a qualidade de sua vida no futuro, através de determinação, do trabalho duro e da desenvoltura no dia-a-dia.

Colocando de outra forma, o “american way of life” acredita na crença da “superioridade” da democracia livre, estabelecida num mercado de trabalho competitivo sem limites.

Passando para os dias mais atuais, a influência principal da televisão tem como caminho as séries, ou por outros nomes, “sitcom”/”reality show”, entre outros.

As maiores influências entram no mundo cultural, como a moda, música, literatura.

No caso da moda, ao tentar antecipar penteados, roupas e até mesmo o comportamento dos jovens, as séries tornam-se uma máquina de gerar lucro.

A primeira série a entrar na categoria trendsetters, ou que lançam tendência e/ou moda, foi à aclamada “Barrados no Baile”. Seus looks são copiados até hoje, como, por exemplo, pela cantora Rihanna.

Em vista que mais da metade da população jovem norte-americana assiste televisão todos os dias, mais e mais séries foram criadas com o intuito de aumentar – e focar – esse lado consumista do ser humano.

Aha%20wallpaper

Pretty Little Liars adaptou seu guarda-roupa para o bolso do consumidor, com suas roupas de lojas de departamento. Fonte: Aha Wallpaper

Pensando nisso, a série Pretty Little Liars, icônica no quesito moda e com fashionistas como Lucy Hale, teve seu guarda-roupa adaptado para o bolso da população. Roupas de lojas de departamento foram misturadas com roupas de grife um pouco mais cara, e, desse modo, enchem os olhos das jovens de desejo e o cartão de crédito dos pais de conta para pagar.

Outra série que sempre tem o que falar é a famosa Gossip Girl. Em entrevista ao jornal The New York Times, Stephanie Solomon, diretora de moda da excelente Bloomingdale’s – rede de lojas de departamento que revende peças de alto padrão -, disse que é o principal responsável pelo aumento nas vendas nos últimos anos. “Fãs chegam à loja com fotos dos personagens e pedem roupas iguais aos vendedores”, garante Solomon. As tiaras, laços e meias até o joelho viraram febre nos EUA.

Seja no mundo da moda, na música, ou no comportamento social, a televisão faz parte da vida cotidiana de todos no mundo. Algo que, sem dúvidas, não irá mudar.

Postado por Taany Maeno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s