Mulheres e o preconceito da sociedade com cabelos curtos

Cortar o cabelo na antiga Ásia simbolizava ser banido ou rejeitado de sua casa. Na era moderna em que estamos agora, cortar o cabelo drasticamente, do longo para o curto, significa esquecer o passado, deixando o velho e começando o novo.

Google%20Images

Mulheres sempre sofreram preconceito por cortarem o cabelo curto. Um dos principais motivos para essa decisão é a sensação de liberdade. Fonte: Google Images

Historicamente, o cabelo sempre representou uma parte estética e que definiu homens e mulheres.

Antigamente, ambos utilizavam os cabelos compridos. No caso da Grécia antiga, por exemplo, ter cabelo curto mostrava que você era escravo ou que estava sendo punido por algo.

Na era medieval, os homens que possuíam um status menor que o do Rei deveriam ter seus cabelos mais curtos, enquanto as mulheres tinham cabelos longos até o joelho.

Na sociedade moderna, o cabelo curto sempre representou certa rebeldia. O simples ato de cortar o cabelo como o de um homem já é considerado uma reprovação perante os olhos do coletivo.

Porém, existe a sensação de liberdade e de confiança, que só o cabelo curto pode prover a uma mulher.

Ao cortar o cabelo, após o término das gravações do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte, a atriz, Emma Watson, admitiu que estava passando por um “fim de relacionamento” com a saga de filmes em que cresceu.

“Eu precisava disso (cortar o cabelo), mesmo as pessoas tendo fortes opiniões sobre o assunto”, declarou a atriz para a revista Glamour.

Emanuel%20Tyjia

Emma Watson e seu cabelo pixie. “Eu estava passando pelo fim de Harry Potter. Eu precisava disso, mesmo as pessoas tendo fortes opiniões sobre o assunto”. Fonte: Emanuel Tyjia

A mulher de cabelo comprido precisa de algum artificio “histórico” para se conectar com sua feminilidade. Algo como uma identidade socialmente especial.

A mulher com o cabelo curto, no entanto, possui um mistério envolto dela. Ela tem uma informação para te dar. Ela não vai te perguntar se você quer saber o que é, mas ela te informa mesmo assim. Mulheres de cabelo curto se soltam do passado, abraçam sua beleza e confiança e são felizes.

Será que o segredo da felicidade está no tamanho dos cachos? Dalilah cortou o cabelo de Sansão, o que o deixou fraco, mas se fosse a situação inversa, será que ela teria se sentido da mesma maneira?

Os cabelos fazem parte de nós. Mas, da mesma maneira que o passado muitas vezes precisa ser esquecido, talvez esteja na hora da sociedade não menosprezar tanto o poder que uma tesoura pode trazer.

Postado por Taany Maeno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s