A real beleza: como você se vê?

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Retratos da real beleza.

Em tempos de modernidade, a beleza assume cada vez mais um importante fator na vida de homens e mulheres. Desde os primórdios antigos, o ideal estético passou por mudanças significativas, cujo seu tempo está intrinsecamente relacionado.

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Leda e o Cisne – Obra de Da Vinci

Século XVI época do renascimento, na antiga Itália, as mulheres tinham formas curvilíneas e arredondadas, e, com isso, eram admiradas e até retratadas por mestres da pintura, dado o exemplo de Leonardo Da Vinci e sua Leda, no quadro “Leda e o Cisne”, de 1531. Alguns especialistas no assunto dizem que a musa inspiradora do pintor era então uma paixão não correspondida da época.

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Campanha Dove – Victoria Secrets

Mas, e agora, como realmente as mulheres se veem? Com diferentes inspirações, a exemplos das atrizes e modelos famosas, pois cada mulher se cobra ilimitadamente a um padrão chamado de “ideal” para seu corpo e rosto. As cobranças excessivas as colocam em um mundo imaginário, onde se pensa que é fácil obter um rosto ou um corpo perfeito. O ponto alto e crítico dessa busca é como isso pode agravar no final, com conseqüências à saúde física e psicológica da mulher.

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As cantoras Adele e Beth Ditto.

Finalmente, uma mudança está acontecendo em favorável a esse ideal de estereótipo perfeito. Já faz algum tempo que as mulheres observam outras inspirações realmente em contato com a beleza ideal. Algumas cantoras e atrizes começaram a chamar a atenção do público e crítica, não pelos seus atributos físicos, mas, sim, pelo talento visível nelas. Não tem como negar que a cantora britânica Adele tem uma voz insuperável, lembrando as grandes divas da década de 50, a época de ouro do Jazz. Outra que cravou seu talento e sua história na música é a visceral Beth Ditto, líder da banda Gossip e um dos nomes mais influentes do indie rock atual.Outra significativa mudança nesse fator é a posição das grandes marcas de cosméticos e sua publicidade veiculada para a mulher de verdade. Uma marca que está reforçando sua posição na real beleza das mulheres é a marca americana Dove, da Unilever, que sempre destaca em suas campanhas não só seus produtos, mas, também, quem os usam.

No 1º semestre desse ano a marca inovou ainda mais. Criada pela agência brasileira Ogilvy&Mather,o mini-documentário intitulado “Retratos da Real Beleza”, já alcançou mais de 30 milhões de visualizações no canal Youtube, além de ter levado, no dia 22 de junho desse ano, o prêmio Grand Prix de Titanium, em Cannes, na França. Fato inédito para a publicidade brasileira.

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Campanhas Retratos da Beleza Real

A campanha é simples. Nela cada voluntária conhecia outra participante, e, em seguida, a mulher era convidada a descrever o seu próprio rosto a um desenhista, que assim reproduzia a face da narradora sem vê-la. Posteriormente entrava outra pessoa no estúdio – a que a voluntária tinha conhecido antes de se descrever – e explicava ao artista como era o rosto da pessoa com quem tinha acabado de trocar algumas palavras. No final, o desenhista mostrava dois desenhos: o descrito pela própria pessoa e o descrito por outra participante. Os resultados mostram a exigência da voluntária em relação ao próprio rosto e diferencia em como as outras pessoas a veem.

É importante ressaltar em como pode ser positivo as diferenças de cada mulher. Seus cabelos, seus olhos, sua pele e seu corpo são elementos preciosos e que caracterizam cada uma. A busca pelo ideal muitas vezes não irá concretizar ou trazer algo de assertivo em relação ao que somos. O importante é se valorizar e buscar o ideal perfeito de vida e espírito. Definitivamente, a beleza está nos olhos de quem vê.

Postado por Camila Campos.

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