IMPRESSIONISMO: O que seria isso? A arte de impressionar?

Esse movimento artístico surgiu na França no século XIX, quebrando o conceito de pintura da época, trazendo um novo olhar à pintura europeia. Impressionismo nada mais é do que um movimento, o qual os pintores expressavam suas impressões e sentimentos sobre determinado momento através de suas obras. Nelas retratavam uma nova visão da natureza, com pinceladas soltas, dando destaque à luz e ao movimento para capturar as variações de cor que a luz do sol provocava na natureza.

Suas inspirações vinham das ciências naturais e defendiam a existência de verdades absolutas. O respeito à diversidade de ideias, direitos naturais e a justiça deveriam trazer resultados positivos para as pessoas. O lema deste movimento era: igualdade, liberdade e fraternidade. O movimento também defendia uma sociedade justa e com direitos iguais, além da felicidade alcançada por todos.

A obra que originou o nome do movimento foi: “Impressão, Nascer do Sol”, de Claude Monet.

smscs

Quadro, “Impressão, Nascer do Sol”, de Claude Monet/ Créditos: Smscs.com

É por isso que a maioria das obras impressionistas são alegres e vibrantes. É fácil identificar pinturas do período impressionista. São pinturas sem contorno nítido, com manchas, sombras coloridas. Não há uso da cor preta, cores puras e complementares. As pinceladas leves e próximas se misturam, dando uma ilusão óptica e tornando o desenho uniforme.

“O Semeador”, de Van Gogh

Quadro, “O Semeador”, do pintor Vicent Van Gogh/ Créditos: Vangororoba.com

Agora que já sabem o que é, ou relembraram, decidi compartilhar um trabalho que tive no segundo semestre da faculdade, (Outubro, 02/2012), na disciplina de História da Arte, o qual o objetivo era fazer um banner referente a um período, tendo como o design e o conteúdo exposto como nota. Meu amigo, João Magnusson, 19, teve a ideia de pegarmos uma exposição de museu “Gallerie di Piazza Scala”, situado em Milão e substituímos as imagens existentes por outras do nosso período, no caso, Impressionismo.

Confiram o resultado!

576896_499817233364634_83801918_n

Trabalho de História da Arte/ Créditos: João Magnusson

Postado por Gabi Castro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s