Fotografia: as Polaroid de Andy Warhol e a diversidade de Annie Lebovitz

Fundamental para qualquer trabalho visual, a fotografia consagrou seu espaço com sua história e pluralidade. São muitos os fotógrafos renomados por seus trabalhos autênticos e eficientes.

A americana Annie Lebovitz é um exemplo desse seleto grupo de profissionais das lentes. Famosa, desde os anos 70, Annie já ressaltou em diversas fotografias os mais variados cenários de mudanças sociais em todo o mundo. Artistas de diversos gêneros também já foram contemplados em seu trabalho, a exemplo da famosa capa da Rolling Stone, onde a fotógrafa registrou o cantor John Lennon e a esposa Yoko Ono, na manhã de 8 de dezembro de 1980, horas antes do assassinato do cantor.

A%20FO~1

A fotógrafa Annie Lebovitz e sua famosa capa da revista Rolling Stones, de 1980

Diferentes trabalhos classificaram Annie como uma artista única e atemporal. Suas fotos ajudaram a construir a identidade e o status de ídolo de diversos artistas. Seu último trabalho de destaque foi a capa da revista Vogue América, com a cantora Katy Perry, deste ano.

Capa de julho da Vogue América com a cantora Katy Perry, a banda White Stripes em cena casal de circo em Nova York 2003, o cantor Iggy Pop frente e verso, sobrevivente dos excessos em 2000, e Mikhail Gorbachev, garoto propaganda da Louis Vuitton em 2007

Capa de julho da Vogue América com a cantora Katy Perry, a banda White Stripes em cena casal de circo em Nova York 2003, o cantor Iggy Pop frente e verso, sobrevivente dos excessos em 2000, e Mikhail Gorbachev, garoto propaganda da Louis Vuitton em 2007

Outro importante profissional da área fotográfica é o também americano Andy Warhol, famoso por usar câmeras Polaroid, no qual recriou vários conceitos de publicidade em suas obras. A série de latas da sopa Campbell, produzida por Warhol, em 1962, é uma de suas obras mais conhecidas. O fotógrafo foi um dos percussores do famoso estilo colorido do Pop Art, movimento artístico do século XX, nascido na Inglaterra, onde retratava a massificação da cultura popular capitalista da época.

LAROID~1

Fotos Polaroid por Andy Warhol- Farrah Fawcet, Alfred Hitchcok, Pelé e Lisa Minelli tiradas nos anos 70- Série sopa Campbell

Em outras fotografias famosas de Warhol, conhecidas como a edição real, fazem parte da série intitulada “Reigning Queens”, pintadas pelo artista, em 1985, a partir de uma fotografia da rainha Elisabeth II. Atualmente, a série é exposta em vários museus importantes pelo mundo.

O%20FO~1

O fotógrafo também era pintor e cineasta. Desde sua morte, em 1987, o trabalho do artista é referência para todos os amantes da arte e da fotografia.

Não a como negar que a fotografia implica na disseminação da cultura moderna em várias épocas. Com certeza, isso só irá acrescentar ainda mais para a arte e a cultura em geral.

Postado por Camila Campos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s