SPFW: A HISTÓRIA

SPFW, o principal evento da América Latina. Créditos: Blog My Fashion Play.

SPFW, o principal evento da América Latina. Créditos: Blog My Fashion Play.

O grandioso evento, São Paulo Fashion Week (SPFW), atualmente é uma das maiores semanas de moda do mundo, já podendo ser considerado como participante da moda mundial como uma das principais semanas de moda, tais como a de, Paris, Milão, Londres e Nova York.

O evento surgiu no ano de 1996, no espaço Bienal, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Até 2000, o evento chamava-se Morumbi Fashion Brasil e seu criador foi o empresário e promotor de eventos, Paulo Borges, do grupo Luminosidade, o qual se mantém até hoje na organização do evento.

Paulo Borges, criador do SPFW. Créditos: Blogs o Estado.

Paulo Borges, criador do SPFW. Créditos: Blogs o Estado.

Com a chegada do Morumbi Fashion Brasil, a moda brasileira se modificou completamente. Devido ao início de reconhecimento no mercado de moda mundial, grandes marcas, tais como Chanel, Versace e Gucci, começaram a expandir o seu mercado para o território brasileiro.

Com essa expansão veio o reconhecimento internacional, o Brasil começou a investir mais na área de moda, introduzindo a tecnologia de ponta nos maquinários da indústria têxtil e qualificando a mão-de-obra especializada, para que fosse possível se equiparar com outros países que valorizam a moda.

Hoje, o SPFW é uma referência na economia, reunindo trinta mil empresas, movimenta anualmente U$63 milhões e empregando 1,7 milhão de brasileiros.

O Morumbi Fashion Brasil, contava com quatro desfiles diários e com um público de, aproximadamente, 300 pessoas. Nesse período, algumas marcas brasileiras, como Colcci, Osklen, Cavalera, TNG, Triton e Animale, começaram a ter fama internacionalmente e se tornaram grandes multimarcas.

Muitos estilistas também se destacaram no mercado internacional: Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Glória Coelho são alguns deles.

Outras personalidades que se destacaram e alavancaram suas carreiras, devido a participação no evento, foram as modelos, Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Ana Claudia Michels e Alessandra Ambrósio, que atualmente são Tops e Uber Models no cenário fashion.

E foi em sua décima edição, em Janeiro de 2001, que o Morumbi Fashion Brasil, ganhou o nome de São Paulo Fashion Week.

O SPFW apresenta como conceito a criação, produção e distribuição de produtos culturais e intelectuais.

 Desfile Fernanda Yamamoto, Verão 2014. Foto: Agência Fotosite.

Desfile Fernanda Yamamoto, Verão 2014. Foto: Agência Fotosite.

Além do aparato mercadológico e cultural, o evento apoia diversas campanhas de causas sociais, como a luta contra a fome, prevenção de câncer e da AIDS, reciclagem do lixo, educação, entre outras.

Hoje, é o principal evento de moda da América Latina, que acontece duas vezes por ano. Este ano a primeira edição ocorreu no mês de março, que apresentou os lançamentos para o Verão 2013/2014. Como temática do evento, Paulo Borges escolheu a criação dos irmãos Campana, que tinham como proposta a sustentabilidade e características da natureza brasileira. O espaço foi decorado com piaçava, papelão e maderite, onde a simplicidade do essencial e o desenho como valor fundamental, foram ingredientes usados pelos designers.

Detalhes da decoração da 1° edição do SPFW deste ano, pelos irmãos Campana. Créditos: Blog Fashionistando.

Detalhes da decoração da 1° edição do SPFW deste ano, pelos irmãos Campana. Créditos: Blog Fashionistando.

A segunda edição será neste mês, de 28 de outubro á 01 de novembro de 2013, no Parque Vila Lobos, apresentando os lançamentos para o Outono/Inverno 2014.

Agora, é só aguardarmos ansiosamente á próxima edição deste glamoroso evento!

Postado por Milena Melo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s