O contraste entre as carreiras de modelos feminino e masculino

Em uma lista divulgada pela revista Forbes em agosto deste ano, com destaque para as maiores rendas dos profissionais das passarelas pelo mundo, mais uma vez ressaltou o sucesso das mulheres. A brasileira Gisele Bündchen encabeçou a lista pela 7º vez, com uma arrecadação de US$ 42 milhões de dólares entre junho de 2012 e junho de 2013. Segundo a revista, a principal fonte de renda que deixou a modelo em primeiro lugar na lista, se deu a sua linha de lingeries nomeada Gisele Bündchen Intimates, criada pela modelo em 2011, em parceria com a marca brasileira de lingerie HOPE. Além de seus acordos publicitários com as marcas de roupas H&M, Chanel, com as joias de David Yurman. Outras modelos famosas também apareceram na lista, a exemplo das Angels Miranda Kerr, com US$ 7,2 milhões, e Adriana Lima, com US$ 6 milhões, ambos arrecadados no mesmo período a exemplo de Gisele.

Gisele Bündchen  em fotos para sua campanha de lingerie. Fonte: Gisele Bündchen Intimates

Gisele Bündchen em fotos para sua campanha de lingerie. Fonte: Gisele Bündchen Intimates

Enquanto as modelos femininas, que em soma de seus ganhos ultrapassa a casa dos US$83 milhões de dólares, a ala masculina ainda sofre com uma crucial diferença. O modelo americano Sean O’Pry,que já participou de campanhas para a Giorgio Armani, Versace, Hugo Boss e Salvatore Ferragamo, foi o representante que mais faturou: US$1.5 milhão de dólares entre junho de 2012 e junho de 2013, valor esse que, em muitas vezes, uma modelo feminina consegue receber em um único cachê.

Sean O’Pry o modelo mais bem pago, segundo revista americana. Fonte: Forbes

Sean O’Pry o modelo mais bem pago, segundo revista americana. Fonte: Forbes

A justificativa, segundo a Forbes, se dá pelo fato das mulheres firmarem contratos milionários com grandes conglomerados no ramo vestuário, principalmente pelas empresas de lingerie, caso da grife Victoria’s Secret. Outro fator determinante para a arrecadação feminina, destacado pela revista, são as linhas de maquiagem e produtos destinados aos cuidados com os cabelos.

Campanha da Fuel For Life Denim, Diesel, com Marlon Teixeira. Fonte: Diesel

Campanha da Fuel For Life Denim, Diesel, com Marlon Teixeira. Fonte: Diesel

Isto reforça ainda mais as dificuldades na carreira de modelo masculina, que por vezes, precisa se reinventar para se manter. Em setembro de 2012, em entrevista para a revista TPM, o brasileiro Marlon Teixeira, principal nome masculino das passarelas atualmente, comentou sobre as dificuldades da carreira voltada para os homens.

Marlon para a campanha da Armani Jeans. Fonte: Giorgio Armani

Marlon para a campanha da Armani Jeans. Fonte: Giorgio Armani

Marlon destacou algumas estratégias usadas por agências para que os modelos impulsionem suas carreiras, a exemplo de explorar uma imagem que exala a “venda do sexo”, com poses que indagam essa forma. O modelo acredita que sua carreira conseguiu se consolidar depois dessa estratégia. Marlon já foi fotografado para as campanhas da Dior, Armani, Dolce&Gabbana, Gaultier, Cavalli, entre outros.

Outro profissional que enfatiza as dificuldades na carreira de modelo masculino é Pedro Senger, da agência Mega Model, de São Paulo. O modelo já desfilou para importantes grifes como Cavalera, Alexandre Herchcovitch, TNG, e Ellus.

Pedro Senger, modelo profissional da agência Mega Model. Fonte: Pedro Senger

Pedro Senger, modelo profissional da agência Mega Model. Fonte: Pedro Senger

Em entrevista exclusiva para a Vista, Pedro comenta sobre o mercado de trabalho e suas divergências em relação aos homens e mulheres da área, e acredita que esse cenário ainda pode mudar ao longo do tempo. “Atualmente as modelos femininas tem um leque de trabalhos maiores do que o mercado masculino. Acredito que isso irá se igualar, e espero que apareçam oportunidades e pessoas dispostas a valorizar mais o modelo masculino no mundo”, finaliza.

Postado por Camila Campos.

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