Mas oque é isso?! Indie rock!

Indie palavra usada para abreviar a palavra Independent do inglês, mas afinal oque é o Indie Rock é um termo usado para definir várias coisas, tais como estilo, musica e ideologias. Mas afinal o que será mesmo este tal de Indie Rock?!

Imagem: lounge.obviusmag.org

Imagem: lounge.obviusmag.org

Este termo foi criado para definir um movimento criado para garantir que as bandas conseguissem crescer independente de gravadoras e da mídia, este durou até o fim dos anos 90 em território Britânico. O mesmo estilo ficou popularmente conhecido nos EUA e nas Américas simplesmente como Rock Alternativo entre os anos 80 e 90.

As bandas de Indie Rock, em sua maioria, são autônomas, não possuem vínculo algum com gravadoras e são alto suficiente, a maior prova disso é que o  movimento Indie ( Forma autônoma de divulgação da banda)  está cada vez mais presente.

A Banda Mais Bonita da Cidade – Imagem: brasiliagenda.com.br

A Banda Mais Bonita da Cidade – Imagem: brasiliagenda.com.br

Atualmente, não são tantas as bandas de Indie Rock na sua forma natural, afinal Indie vem de independência e, hoje em dia, é um pouco difícil uma banda crescer sem interferência da mídia. No entanto, muitas lutam e conseguem alcançar seu lugar no cenário musical atual.

Mas mesmo com tudo isso, Indie não é uma definição de gênero musical como pode parecer. É uma simples forma de distinguir bandas de rock independentes das outras, então muitas vezes é erroneamente usado como um gênero.

Grupo Kaiser Chiefs, banda Indie influente no cenário atual – Imagem: kaiserchiefs.co.uk

Grupo Kaiser Chiefs, banda Indie influente no cenário atual – Imagem: kaiserchiefs.co.uk

Mas há uma grande indagação sobre isso, afinal, se uma banda fecha contrato com uma gravadora, mas seu estilo permanece, e suas musicas não sofrem interferência; é ou não uma banda de Indie Rock? Bem, é muito difícil julgar como apto ou não neste caso, afinal, nunca se sabe exatamente se uma banda cedeu aos caprichos de sua gravadora.

O indie colaborou com muitas bandas nos anos 80, bandas como The Smiths e R.E.M, que conseguiram se engrandecer com seu próprio trabalho e gravações caseiras. Mas, com o passar do tempo e uma maior flexibilidade das gravadoras, as bandas foram preferindo fechar contratos e se afiliar a um meio mais garantido de sucesso.

Imagem aleatória – Imagem: house-b.blogspot.com

Imagem aleatória – Imagem: house-b.blogspot.com

Esta era chegou ao fim e o Indie então ressurge com bandas como Velhas Virgens e A Banda Mais Bonita da Cidade, no cenário brasileiro e outras como The National e Never shout Never, estadunidense, e por incrível que pareça, hoje em dia, os Estados Unidos são o país com mais bandas de Indie Rock reconhecidas.

Que isto pegue mesmo e inspire nossas bandas, pois elas têm muito que mostrar e temos que apoiar nossos novos músicos, afinal somos um pais muito rico culturalmente, e temos que explorar isso ao máximo.

Postado por: Natália Castilho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s