HAVAIANAS, TODO MUNDO USA

Impossível existir alguém no mundo que não conheça as legítimas sandálias Havaianas, ou melhor, impossível existir alguém no mundo, que nunca tenha usado as sandálias Havaianas.

A marca de sandálias mais famosa do Brasil surgiu no dia 8 de junho de 1962. As sandálias feitas de borrachas foram inspiradas nas típicas sandálias japonesas Zori, feitas com tiras de tecido e solado de palha de arroz.

Modelo da sandália japonesa Zori. Por essa razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. Foto: Site Alba Modas.

Modelo da sandália japonesa Zori. Por essa razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. Foto: Site Alba Modas.

O primeiro modelo da marca era bem simples e tradicional, branco com tiras e laterais da base azul. O preço era bem barato, o que fez com a marca ficasse conhecida como “chinelo de pobre”. O grande público das Havaianas foi, durante trinta anos, uma classe financeiramente desfavorecida, que a comprava em mercado do bairro.

O primeiro modelo das Havaianas. Foto: Site Trafor.

O primeiro modelo das Havaianas. Foto: Site Trafor.

Tentando mudar a ideia que o produto passava para a sociedade, a companhia lançou alguns modelos com cores fortes e chamativas, além de um modelo com salto, dando a ideia de que pertencia a um público de classe mais alta. O preço desses novos produtos também era mais elevado que o das tradicionais.

Modelos com cores fortes e chamativas das Havaianas. Foto: Editorialismo.

Modelos com cores fortes e chamativas das Havaianas. Foto: Editorialismo.

Em 1970, começaram a surgir as imitações da marca. Foi a partir disso que lançaram o slogan, “Havaianas. As legítimas”.  Na década de 80, já vendia-se 80 milhões de pares de Havaianas por ano. Elas se tornaram tão fundamentais na vida do brasileiro, que foram consideradas como um dos itens da cesta básica, assim como o arroz e o feijão.

A comunicação das Havaianas passou por uma grande transformação. Na TV, pessoas famosas como, Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani, mostraram que usavam as sandálias. Novamente um novo slogan foi criado:  “Havaianas. Todo mundo usa”.

No ano de 1997, a marca lança a linha Baby, voltado para o público infantil e como já esperado foi um sucesso. Foto: Site Gobrazil.

No ano de 1997, a marca lança a linha Baby, voltado para o público infantil e como já esperado foi um sucesso. Foto: Site Gobrazil.

Na copa de 98, a marca lançou um modelo que foi um verdadeiro sucesso, a sandália com uma pequena bandeira do Brasil em uma das tiras. Logo, este modelo se tornou objeto de desejo no mundo todo e, consequentemente, um orgulho para os brasileiros.

Modelo responsável pelo ponta pé inicial da marca no mercado internacional. Foto: Site Uol.

Modelo responsável pelo ponta pé inicial da marca no mercado internacional. Foto: Site Uol.

Porém, foi só no ano de 2000, que a marca se tornou mania internacional. Países como, Havaí, Austrália e França, levaram as Havaianas para o mercado internacional, virando assunto nas páginas de grandes jornais e revistas. Hoje, a marca está presente em mais de 60 países.

Em 2004, foi lançada uma edição especial de sandálias assinadas pela joalheria H.Stern, com acabamento em ouro 18K e diamantes. Foto: Site Meioemensagem.

Em 2004, foi lançada uma edição especial de sandálias assinadas pela joalheria H.Stern, com acabamento em ouro 18K e diamantes. Foto: Site Meioemensagem.

Desde então, as Havaianas evoluíram dos modelos simples de chinelo de dedo, que continuam a ser sucesso de vendas, para designs mais elaborados com aplicações e formatos variados. Além de vários outros produtos da marca, tais como, as Alpargas, toalhas de banho, chaveiros, cases para celulares e tablets.

Postado por Milena Melo

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