Hello Kitty: 40 anos de história

Hello!!

No post de hoje iremos falar sobre uma personagem que fez a alegria de muitas crianças e adolescentes: Hello Kitty.

Kitty White é uma personagem que foi criada pela designer da empresa Sanrio, Yuko Shimizu, em 1974 e dois anos depois a personagem foi patenteada.

Kitty White é uma figura de uma garota britânica aparentada a uma gatinha branca, que tem uma irmã gêmea chamada Mimmy e namora com Daniel.

A personagem foi assumida por Setsuko Yonekubo até 1980 e, logo depois, foi assumida pela atual designer Yuko Yamaguchi, a qual mantém no cargo até hoje.

O nome Hello Kitty foi dado, devido as culturas norte-americana e britânica. O nome Kitty veio de um dos gatos da Alice que criava no livro Through the Looking Glass, de Lewis Carroll. Quando o namorado da Kitty,”Dear Daniel”, foi criado em 1999, os designers tomaram seu nome do filme Melody, de 1971, que estrelava Mark Lester como um personagem chamado Daniel, e trazia canções dos Bee Gees.

 A primeira série animada da Hello Kitty foi produzida em 1986 e se chamava Hello Kitty’s Furry Tale Theatre. Essa série, produzida pela Sanrio em cooperação com a extinta DiC Entertainment, parodiava os famosos contos de fadas daquela época.

Posteriormente, Hello Kitty ganharia diversas séries, sendo elas respectivamente Hello Kitty and Friends, Hello Kitty’s Paradise e Hello Kitty’s Animation Theatre. Em 2005 Hello Kitty voltou a ganhar uma nova série, esta chamada de Hello Kitty’s Stump Village.

A primeira aparição de Hello Kitty no universo 3D foi em The Adventures of Hello Kitty & Friends.

Desde sua criação, a Hello Kitty ganhou uma série de jogos que ajudaram na popularização da personagem. Seu primeiro jogo foi produzido para NES, em 1992, e foi o início da bem sucedida série de jogos eletrônicos. A série ganhou jogos para simplesmente todas as plataformas, incluindo o Dreamcast com Hello Kitty Dreamcast e o Xbox com Hello Kitty Crystal Edition Xbox.

Jogos para vídeo game./Créditos: site G4G

Jogos para vídeo game./Créditos: site G4G

Atualmente a Sanrio tem focado em lançar jogos da Hello Kitty para a plataforma DS, que ela acredita ser a plataforma ideal para a personagem. Apesar disso, a Sanrio Digital lançou em 2009 o mmorpg gratuito Hello Kitty Online, no qual os jogadores podem se conectar ao mundo de Hello Kitty e fazer amigos, explorar e jogar mini-games e interagir com a Hello Kitty e seus amigos.

Acessórios Hello Kitty./créditos: site Garotas Funny

Acessórios Hello Kitty./créditos: site Garotas Funny

Desde então, a marca não parou de crescer, podendo ser encontrada em até acessórios e artigos para garotas. Um dos grandes motivos para o sucesso estrondoso da marca Hello Kitty foi o aparecimento dos seus acessórios em famosos na década de 90, como Mariah Carey. Atualmente sua marca sofre divulgações maciças por causa de famosos como Paris Hilton e Steven Tyler.

Mariah Carey na década de 90./Créditos: site Kozaczek

Mariah Carey na década de 90./Créditos: site Kozaczek

No entanto, na última quarta-feira, 27 de agosto, uma notícia polêmica causou um espanto para os fãs da suposta gatinha branca japonesa.

De acordo com uma entrevista feita com a antropóloga Christine R. Yano, da Universidade do Havaí, para o jornal Los Angeles Time, a empresa Sanrio a corrigiu firmemente de que a personagem não é uma gata.

Christine R. Yano./Créditos: site Hawaii. Edu

Christine R. Yano./Créditos: site Hawaii. Edu

Tal revelação foi feita após a antropóloga, especializada no epítome “Kawaii”, fofo em japonês, pediu para Sanrio verificar as legendas para uma exposição, da qual ela era curadora e que marcava o 40° aniversário de Hello Kitty.

“Hello Kitty não é um gato. É uma menininha. É uma amiga. Mas não é um gato. Ela nunca aparece andando sobre quatro patas. Ela anda e senta como uma criatura de duas pernas. Sua história de vida sempre esteve lá. A personificação tem por objetivo fazer com que os fãs se sintam próximos da personagem e a encarem como uma amiga”, declarou a empresa.

Hello Kitty./Créditos: site Alt Press

Hello Kitty./Créditos: site Alt Press

Porém, após a notícia bombástica, o porta voz da Sanrio, na sexta-feira, 29 de agosto, se reportou e disse que a personagem é uma gata, porém antropomorfizada, ou seja, com características humanas, assim como outros personagens infantis.

Paris Hilton./Créditos: site Red 17

Paris Hilton./Créditos: site Red 17

Independente das polêmicas e confusões sobre a identidade de Hello Kitty, é evidente que a personagem fez e ainda faz parte do mundo infantil e do mundo fashion contemporâneo.

Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s